Dezembrite – Você já ouviu falar?​

Dezembro é considerado o mês das celebrações, marcado por formaturas, confraternizações de final de ano, comemorações do natal e ano novo. Enquanto muitos aproveitam o período para festejar e rever pessoas o mês inteiro, outros, nem tanto, podendo inclusive ser motivo de sofrimento, ansiedade, tristeza, estresse e até depressão.

O Que é a Dezembrite ou “Depressão de Fim de Ano”?

Dezembrite ou “depressão de fim de ano”, é um termo utilizado para explicar um problema que atinge inúmeras pessoas por motivos diversos como a necessidade de maior exposição social, conviver com quem gostaria de evitar, “obrigatoriedade” de gastos fora do planejamento como contribuir para custear festas, presentes para amigo oculto, parentes e amigos. Pesa também para aumentar o sentimento de tristeza, a avaliação do que aconteceu no ano, do que não aconteceu, do que está para acontecer no próximo, lembrança das pessoas que partiram, entre outros. Para muitos ainda ocorre o sentimento de inadequação, quando se perguntam: “Por qual motivo não consigo sentir a mesma alegria que todo mundo?”

 

Dezembrite: Não é exatamente uma doença ou transtorno psicológico. Pode ser comparada com o transtorno afetivo sazonal (TAS), um transtorno depressivo que ocorre em determinadas épocas do ano, geralmente nos meses do inverno.

Sintomas mais Comuns da Dezembrite:

Tristeza e melancolia persistente quando se aproxima o mês de dezembro;

Aumento da impaciência, irritabilidade e estresse;

Diminuição da energia;

Desejo de evitar pessoas;

Pensamentos recorrentes sobre o passado com ênfase em frustrações e fracassos.

Como Lidar com os Sintomas da Dezembrite:

Geralmente são sintomas leves e passageiros. Ajuda muito evitar auto cobrança excessiva, aceitar que nem todas as expectativas se concretizam, que projetos podem ser reavaliados, renovados e até abandonados. Permita-se falar “não” quando for realmente necessário, afinal, algumas festas de confraternização são tóxicas, mesmo em família. Existem ainda situações que o gasto financeiro pode comprometer seu orçamento gerando problemas futuros. Situações como essas devem ser evitadas.

Quando Procurar Ajuda Profissional

Fique atento para as mudanças em seus comportamentos e sentimentos, se a intensidade dos sintomas for suficiente para alterar sua rotina de forma significativa e duradoura, procure ajuda profissional.

leia outros artigos

Critique Sem Magoar

Critique Sem Magoar Acredito que um dos grandes desafios da vida consiste em nos relacionarmos bem uns com os outros. Gente precisa de gente e por isso desenvolvemos diversos tipos de relacionamentos, alguns mais próximos, outros superficiais, mas de um jeito ou de outro sempre estamos “esbarrando” uns nos outros e nestes “esbarrões”, às vezes, precisamos fazer alguma crítica, o que não é fácil, pois tememos não ter nossa crítica bem recebida e até mal interpretada. Vicente Caballo, psicólogo espanhol, apresenta uma técnica muito eficiente para criticar em forma de sanduiche.   Pão de baixo: Representa o início da conversa com um elogio. Geralmente as pessoas gostam de ser elogiadas, podem até ficar constrangidas quando em público, mas não conheço uma pessoa que não goste de receber elogios. Iniciar a conversa elogiando faz com que você conquiste a atenção e simpatia do outro; Recheio: É a crítica em si, o que

Continue Lendo...

A Importância Da Psicoterapia

A Importância Da Psicoterapia Você está se perguntando se realmente precisa de psicoterapia? É uma pergunta válida e muitas pessoas enfrentam esse problema. A verdade é que a psicoterapia pode beneficiar a maioria das pessoas, em diferentes momentos da vida. Você está se perguntando se realmente precisa de psicoterapia? É uma pergunta válida e muitas pessoas enfrentam esse problema. A verdade é que a psicoterapia pode beneficiar a maioria das pessoas, em diferentes momentos da vida. A psicoterapia não é apenas para pessoas que enfrentam problemas emocionais ou problemas mentais graves. Pode ser útil em diversas situações, desde lidar com o estresse e a ansiedade do dia a dia até lidar com uma grande mudança em sua vida. Aqui estão alguns sinais de que a psicoterapia pode ser útil para você: Sentimentos persistentes de tristeza ou ansiedade: Se você luta regularmente com sentimentos de tristeza, ansiedade ou desesperança, a psicoterapia

Continue Lendo...
Gostaria de saber mais!