Dezembrite – Você já ouviu falar?​

Dezembro é considerado o mês das celebrações, marcado por formaturas, confraternizações de final de ano, comemorações do natal e ano novo. Enquanto muitos aproveitam o período para festejar e rever pessoas o mês inteiro, outros, nem tanto, podendo inclusive ser motivo de sofrimento, ansiedade, tristeza, estresse e até depressão.

O Que é a Dezembrite ou “Depressão de Fim de Ano”?

Dezembrite ou “depressão de fim de ano”, é um termo utilizado para explicar um problema que atinge inúmeras pessoas por motivos diversos como a necessidade de maior exposição social, conviver com quem gostaria de evitar, “obrigatoriedade” de gastos fora do planejamento como contribuir para custear festas, presentes para amigo oculto, parentes e amigos. Pesa também para aumentar o sentimento de tristeza, a avaliação do que aconteceu no ano, do que não aconteceu, do que está para acontecer no próximo, lembrança das pessoas que partiram, entre outros. Para muitos ainda ocorre o sentimento de inadequação, quando se perguntam: “Por qual motivo não consigo sentir a mesma alegria que todo mundo?”

 

Dezembrite: Não é exatamente uma doença ou transtorno psicológico. Pode ser comparada com o transtorno afetivo sazonal (TAS), um transtorno depressivo que ocorre em determinadas épocas do ano, geralmente nos meses do inverno.

Sintomas mais Comuns da Dezembrite:

Tristeza e melancolia persistente quando se aproxima o mês de dezembro;

Aumento da impaciência, irritabilidade e estresse;

Diminuição da energia;

Desejo de evitar pessoas;

Pensamentos recorrentes sobre o passado com ênfase em frustrações e fracassos.

Como Lidar com os Sintomas da Dezembrite:

Geralmente são sintomas leves e passageiros. Ajuda muito evitar auto cobrança excessiva, aceitar que nem todas as expectativas se concretizam, que projetos podem ser reavaliados, renovados e até abandonados. Permita-se falar “não” quando for realmente necessário, afinal, algumas festas de confraternização são tóxicas, mesmo em família. Existem ainda situações que o gasto financeiro pode comprometer seu orçamento gerando problemas futuros. Situações como essas devem ser evitadas.

Quando Procurar Ajuda Profissional

Fique atento para as mudanças em seus comportamentos e sentimentos, se a intensidade dos sintomas for suficiente para alterar sua rotina de forma significativa e duradoura, procure ajuda profissional.

leia outros artigos

Compreenda A Complexidade Da Depressão

Compreenda A Complexidade Da Depressão É comum ouvir dizer que uma pessoa está deprimida ou com depressão ao se referir a alguém demonstrando tristeza acentuada. Depressão, o que realmente é? Faz parte dos Transtornos do Humor e é dividida em leve, moderada e grave. É caracterizada por vários sintomas possíveis como: Tristeza prolongada, com ou sem motivo, desesperança, falta de energia para atividades, desejo sexual diminuído ou ausente, sentimentos de culpa e inutilidade, perda de peso entre outros. Não é necessária a manifestação de todos os sintomas, mas a presença de mais de um, por mais de duas semanas é suficiente para o diagnóstico de Depressão. É possível ocorrer episódios depressivos durante a vida de qualquer pessoa e em qualquer momento, tanto em crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade. Frequentemente, por falta de informação, de recursos e até mesmo por vergonha, muitas pessoas sofrem por anos com Depressão sem qualquer

Continue Lendo...

Quando A Ansiedade É Prejudicial

Quando A Ansiedade É Prejudicial Mas o que é Ansiedade? Uma sensação desagradável de apreensão quando o cérebro percebe que existem ameaças futuras, mas desconhecidas e incertas. O perigo pode vir, mas não veio. Geralmente acompanhada com pensamentos catastróficos e possíveis reações no organismo. Boa ou Ruim? A presença da ansiedade está sempre associada a uma sensação desagradável, embora sua manifestação possa ser benéfica para nossa sobrevivência e capacidade de adaptação em diversas situações. Quando A Ansiedade É Prejudicial?  Sensações Fortes e Angustiantes: Acontece quando os sentimentos associados a ansiedade tornam-se intensos e angustiantes, prejudicando o bem-estar emocional e físico. Sentimentos que podem incluir palpitações cardíacas, tremores, respiração rápida, sensação de sufocamento, entre outros sintomas físicos e emocionais que provocam desconforto intenso. Difícil de Controlar: Ansiedade prejudicial dificulta o controle dos pensamentos e emoções associados a ela. Todo esforço consciente para acalmar a mente e relaxar é inútil, persistindo sentimentos de ansiedade

Continue Lendo...

Psicoterapia Online Funciona?

Psicoterapia Online Funciona? O atendimento psicoterápico na modalidade online é um dos diversos serviços psicológicos devidamente regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia desde maio de 2018, por meio da Resolução Nº 11, de 11 de maio de 2018. Isso ocorreu inclusive antes da Pandemia de COVID-19, que intensificou essa prática. Esse tipo de atendimento é realizado por meio de vídeo chamadas em plataformas, previamente combinadas entre o psicólogo e o paciente. Durante toda a sessão, o psicólogo segue rigorosamente os princípios éticos de confidencialidade, equiparando-se a um atendimento presencial. Assim como no atendimento presencial, a psicoterapia online proporciona um ambiente acolhedor de escuta e reflexão, preparado para lidar com dores emocionais como tristeza, ansiedade, preocupação, pesar, culpa, medo, perdas, mudanças, dúvidas, saudades, ou ainda transtornos psiquiátricos como depressão, TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), ansiedade, entre outros. Diversas pesquisas científicas inclusive comprovam que a psicoterapia online é eficaz e tão eficiente quanto o

Continue Lendo...
Gostaria de saber mais!