Janeiro Branco: Uma Campanha pela Saúde Mental

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização que destaca a importância de cuidar da saúde mental. Busca combater preconceitos, promover a divulgação de informações relevantes e incentivar a procura por profissionais da área, como psicólogos e psiquiatras.
O nome “Janeiro Branco” é uma metáfora poderosa: representa uma folha de papel em branco que, simbolicamente, recebemos no início de cada ano. É um convite para escrevermos uma nova história, priorizando o bem-estar emocional e psicológico. Dezembrite: Não é exatamente uma doença ou transtorno psicológico. Pode ser comparada com o transtorno afetivo sazonal (TAS), um transtorno depressivo que ocorre em determinadas épocas do ano, geralmente nos meses do inverno.
Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, a campanha rapidamente se espalhou por todo o Brasil e ganhou reconhecimento internacional. Seu sucesso é amplificado pelo apoio e engajamento de organizações e profissionais de saúde mental, tornando-se uma ferramenta eficaz para promover a conscientização e o diálogo sobre a saúde mental.
Além disso, o Janeiro Branco contribui para combater a psicofobia, que é o preconceito contra pessoas que enfrentam transtornos mentais.
Minha Contribuição para o Janeiro Branco: Participo ativamente dessa campanha, produzindo eBooks individualmente ou em parceria com outros profissionais de saúde mental. Nosso objetivo é oferecer conteúdos que informem, inspirem e apoiem a busca por uma vida emocional mais saudável.

Para acessar o eBook do Janeiro Branco 2025 e de edições anteriores, clique no link abaixo:
Link para os eBooks

Vamos juntos promover a saúde mental e transformar vidas!

leia outros artigos

Compreenda A Complexidade Da Depressão

Compreenda A Complexidade Da Depressão É comum ouvir dizer que uma pessoa está deprimida ou com depressão ao se referir a alguém demonstrando tristeza acentuada. Depressão, o que realmente é? Faz parte dos Transtornos do Humor e é dividida em leve, moderada e grave. É caracterizada por vários sintomas possíveis como: Tristeza prolongada, com ou sem motivo, desesperança, falta de energia para atividades, desejo sexual diminuído ou ausente, sentimentos de culpa e inutilidade, perda de peso entre outros. Não é necessária a manifestação de todos os sintomas, mas a presença de mais de um, por mais de duas semanas é suficiente para o diagnóstico de Depressão. É possível ocorrer episódios depressivos durante a vida de qualquer pessoa e em qualquer momento, tanto em crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade. Frequentemente, por falta de informação, de recursos e até mesmo por vergonha, muitas pessoas sofrem por anos com Depressão sem qualquer

Continue Lendo...

Quando A Ansiedade É Prejudicial

Quando A Ansiedade É Prejudicial Mas o que é Ansiedade? Uma sensação desagradável de apreensão quando o cérebro percebe que existem ameaças futuras, mas desconhecidas e incertas. O perigo pode vir, mas não veio. Geralmente acompanhada com pensamentos catastróficos e possíveis reações no organismo. Boa ou Ruim? A presença da ansiedade está sempre associada a uma sensação desagradável, embora sua manifestação possa ser benéfica para nossa sobrevivência e capacidade de adaptação em diversas situações. Quando A Ansiedade É Prejudicial?  Sensações Fortes e Angustiantes: Acontece quando os sentimentos associados a ansiedade tornam-se intensos e angustiantes, prejudicando o bem-estar emocional e físico. Sentimentos que podem incluir palpitações cardíacas, tremores, respiração rápida, sensação de sufocamento, entre outros sintomas físicos e emocionais que provocam desconforto intenso. Difícil de Controlar: Ansiedade prejudicial dificulta o controle dos pensamentos e emoções associados a ela. Todo esforço consciente para acalmar a mente e relaxar é inútil, persistindo sentimentos de ansiedade

Continue Lendo...

Psicoterapia Online Funciona?

Psicoterapia Online Funciona? O atendimento psicoterápico na modalidade online é um dos diversos serviços psicológicos devidamente regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia desde maio de 2018, por meio da Resolução Nº 11, de 11 de maio de 2018. Isso ocorreu inclusive antes da Pandemia de COVID-19, que intensificou essa prática. Esse tipo de atendimento é realizado por meio de vídeo chamadas em plataformas, previamente combinadas entre o psicólogo e o paciente. Durante toda a sessão, o psicólogo segue rigorosamente os princípios éticos de confidencialidade, equiparando-se a um atendimento presencial. Assim como no atendimento presencial, a psicoterapia online proporciona um ambiente acolhedor de escuta e reflexão, preparado para lidar com dores emocionais como tristeza, ansiedade, preocupação, pesar, culpa, medo, perdas, mudanças, dúvidas, saudades, ou ainda transtornos psiquiátricos como depressão, TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), ansiedade, entre outros. Diversas pesquisas científicas inclusive comprovam que a psicoterapia online é eficaz e tão eficiente quanto o

Continue Lendo...
Gostaria de saber mais!