Técnica Pomodoro

Inventada pelo Italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80 do século passado, a Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que pode ser aplicado para diversas tarefas, seja nos estudos ou no trabalho. Utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em intervalos, tradicionalmente de 25 minutos, separados por pequenos intervalos. Esses intervalos são conhecidos como “pomodoros”, o plural inglês da palavra italiana pomodoro (tomate), em homenagem ao cronômetro de cozinha em formato de tomate que Cirillo usava quando era estudante universitário.

Quem Pode se Beneficiar

Muitas pessoas, em situações diferentes podem se beneficiar com a Técnica Pomodoro, como:

  • Estudantes que precisam de foco e produtividade enquanto estudam. Ao dividir o tempo em segmentos curtos de trabalho com intervalos regulares, terá maior sucesso em manter o foco e evitar a procrastinação.
  • Profissionais autônomos ou funcionários de empresas que trabalham em home office, encontrarão na Técnica Pomodoro uma estrutura de trabalho equilibrada com pausas promovendo uma gestão do tempo eficaz.
  • Mesmo quem trabalha em um escritório pode utilizar a Técnica Pomodoro para aumentar a produtividade ao lidar com tarefas que exigem maior concentração.
  • Desenvolvedores e programadores realizam tarefas que exigem foco intenso podem colher benefícios para evitar fadiga mental durante o trabalho utilizando a Técnica Pomodoro.
  • Qualquer pessoa que precisa vencer a procrastinação. Por possuir uma estrutura com divisões definidas de trabalho e intervalos, a Técnica Pomodoro é muito útil para superar a procrastinação.

Como Funciona

Você precisa de um cronômetro, não é obrigatório ter o formato de um tomate, papel e caneta ou bloco de notas do celular, ou computador para escrever as atividades a serem realizadas.


 O método considera que, para muitas pessoas, principalmente procrastinadoras, realizar pausas programadas produz melhora significativa na agilidade mental. Para praticar a Técnica Pomodoro siga as etapas:


 1.   Defina a tarefa na qual deseja trabalhar. Pode ser a leitura de um livro ou texto em particular ou ainda a produção de um texto para fins diversos;


2.   Programe o cronômetro para 25 minutos (o primeiro Pomodoro);


3.   Elimine ao máximo tudo que puder provocar distrações. Antes de iniciar a atividade, vá ao banheiro, beba água, desative as notificações do telefone, tablete ou computador, evite o acesso às mídias sociais ou consultar e-mail;


4.   Desenvolva a tarefa até o cronômetro tocar;


5.   Faça uma pausa de 5 minutos para relaxar e recarregar as energias. Levante, faça um exercício de alongamento ou relaxamento, tome um copo com água, coma uma fruta, responda alguma mensagem ou faça qualquer atividade que não esteja relacionada com o trabalho ou tarefa que está executando;


6.   Repita o processo mais três vezes (completando 4 pomodoros em 2 horas aproximadamente) e faça uma pausa maior, 15 à 30 minutos.

Anote as Interrupções

Durante a prática da Técnica Pomodoro, anote toda vez que sofrer alguma interrupção, que podem ser internas ou externas. As interrupções internas são aquelas cometidas por você mesmo, como pensar em algo, sentir fome, precisar ir ao banheiro, entre outras. As interrupções externas são provocadas por outras pessoas ou acontecimentos que atrapalham sua atividade, como alguém o chamar, notificações do celular entre outras. Anotando as interrupções, você poderá avaliar quais as situações que será realmente necessário para a atividade e descobrirá o que tira sua concentração e foco.

Vantagens

Ao utilizar a Técnica Pomodoro você poderá:

  • Diminuir a ansiedade durante a atividade;
  • Aumentar o foco e concentração reduzindo as interrupções;
  • Fica mais consciente de suas escolhas e decisões sobre as tarefas que deseja realizar;
  • Aumenta e mantém a motivação;
  • Mantém a determinação para atingir os objetivos;
  • Melhora os processos de trabalho ou estudo;
  • Mantém a motivação, mesmo diante de atividades complexas e entediantes.

Não existe almoço grátis

A técnica Pomodoro pode ser uma grande aliada para vencer a procrastinação e aumentar a produtividade ou tempo de estudo de qualidade. Mas você ainda precisará ter determinação e disciplina para colocar em prática a técnica e principalmente identificar e eliminar, sempre que possível, as situações que estão roubando seu tempo e produtividade.

leia outros artigos

Aconselhamento Cristão Cognitivo

Livro Aconselhamento Cristão Cognitivo COMPRE AGORA Por queAconselhamento Cristão Cognitivo? Toda pessoa que pratica o aconselhamento cristão precisa investir em seu crescimento espiritual por meio da oração e do estudo da Bíblia!   O aconselhamento cognitivo cristão é uma abordagem que combina a sabedoria bíblica com os princípios da Terapia Cognitivo Comportamental para ajudar pessoas a enfrentar os diversos desafios da vida. Neste livro são apresentados os transtornos psiquiátricos mais comuns e aborda a Psicoteologia, analisando o papel da fé no cuidado com pessoas em sofrimento emocional.  Compra Agora O que você vai encontrar neste livro? Manual de Aconselhamento Cristão Cognitivo Abordagem Inovadora de Aconselhamento No Manual de Aconselhamento Cristão Cognitivo você encontrará uma nova perspectiva para o aconselhamento, integrando princípios bíblicos e técnicas cognitivas. Esta abordagem inovadora oferece aos leitores, novas ferramentas e percepções para aprimorar sua prática de aconselhamento segundo o pensamento cristão. Integração de Fé e Saúde

Continue Lendo...

Por Que As Zebras Não Têm Úlceras? –

Por Que zebras não tem úlceras Você sabia que zebras não tem úlceras? Já se fez esta pergunta? Provavelmente não, mas Robert Sapolsky, um neurocientista americano, após passar dez anos na África estudando a relação entre o impacto do estresse na morte dos neurônios em babuínos escreveu o livro chamado “Por Que Zebras Não Tem Úlceras” e também “Memórias de um Primata”. Aprenda Com as Zebras Geralmente, do meu jeito, uso a experiência relatada no livro de Robert Sapolsky para falar sobre o estresse e ansiedade usando o seguinte exemplo: Imaginemos um grupo de 100 zebras pastando calmamente na savana africana, quando de repente aparece seu predador natural, o leão, ou melhor, três leões, pois na maioria das vezes caçam em grupo e para ser mais preciso ainda, três leoas, pois nem sempre o rei da selva participa da caçada. Neste exemplo temos uma má e uma boa notícia para

Continue Lendo...

Você é Resiliente?

Você é Resiliente? Tecnicamente, resiliência é a capacidade de corpos restaurarem sua forma original após serem deformados por causa de impactos sofridos. Em sentido figurado, representa a capacidade que indivíduos têm para suportar e se adaptar diante de mudanças e circunstâncias adversas, que geram algum tipo de sofrimento. Este sofrimento pode ser sentido pela própria pessoa como: perda de alguém querido, perda de emprego, instabilidade financeira, bullying, doenças, entre outras situações. Uma pessoa resiliente tem a capacidade de se recuperar e até crescer emocionalmente em momentos difíceis. Inata ou desenvolvida? Ainda não se sabe se algumas pessoas nascem com uma capacidade maior de resiliência do que outras ou se apenas as experiências contribuem para desenvolver a resiliência. Pessoas resilientes possuem algumas características que podem ser desenvolvidas por todos ao longo da vida: Gratidão: Ser grato significa principalmente se satisfazer com o que tem e com suas conquistas. Quem espera conquistas

Continue Lendo...
Gostaria de saber mais!