A Epidemia Silenciosa

Ansiedade é uma reação do organismo diante de situações reais ou imaginárias que geram expectativas que representam algum perigo.

A ansiedade é boa ou ruim?

Depende, pois é necessária para nossa sobrevivência e adaptação diante de situações diversas. Se você ficar ansioso antes de um concurso e estudar mais, esta ansiedade provocou um efeito bom. Se a ansiedade é muito grande antes da prova dificultando sua concentração, provoca reações físicas desagradáveis como desconforto estomacal, dores de cabeça, tontura, dores musculares, entre outros, ou se “dá um branco” na hora da prova, esta ansiedade foi prejudicial e você pode estar sofrendo algum transtorno de ansiedade.

Ansiedade e Medo

Embora medo e ansiedade sejam emoções relacionadas e muitas vezes usadas como sinônimos, existem diferenças importantes entre elas.


O medo é uma resposta emocional a uma ameaça real e iminente, que pode ser facilmente identificada. É uma reação natural e adaptativa que prepara o corpo para enfrentar o perigo ou fugir dele. O medo pode ser útil em situações de perigo real, pois nos ajuda a responder de forma rápida e eficaz.


Por outro lado, a ansiedade é uma resposta emocional a uma ameaça percebida ou imaginada, que pode não ter uma fonte clara ou imediata. É uma preocupação excessiva e persistente que pode interferir no funcionamento diário e na qualidade de vida. A ansiedade é uma emoção mais abstrata e geralmente está relacionada a preocupações sobre o futuro ou a possibilidade de eventos negativos acontecerem.

A Ansiedade Crônica

Embora ambas as emoções possam ser úteis em certas circunstâncias, a ansiedade crônica pode ser prejudicial e interferir no bem-estar emocional e físico. São vários transtornos relacionados a ansiedade, os mais conhecidos são a Ansiedade Social (timidez excessiva e prejudicial), fobias específicas (altura, água, avião, lugares fechados entre outros) e o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Ansiedade Como Fonte de Grande Sofrimento

Em muitos casos a ansiedade causa um grande sofrimento, podendo inclusive impedir que a pessoa desenvolva suas atividades como trabalhar, estudar ou manter relacionamentos de maneira plena e satisfatória. Para que a ansiedade seja compreendia como um transtorno é necessário que os sintomas estejam presentes por no mínimo duas semanas em diversas situações, mesmo as mais corriqueiras. Assim, como geralmente acontece com portadores de outros transtornos psiquiátricos, muitas pessoas sofrem durante anos por causa da ansiedade, seja por falta de informação, preconceito ou por se submeter a tratamentos não funcionais.

Tratamento

Geralmente o Transtorno da Ansiedade responde bem a tratamentos não medicamentosos que envolvem a psicoterapia, especialmente a Terapia Cognitivo Comportamental, combinada com outros recursos como a prática regular de atividade física, consumo ou restrição de alguns alimentos, exercícios de relaxamento, higiene do sono entre outros. Alguns casos podem requerer uso de medicação indicada por médico psiquiatra.

leia outros artigos

Quando A Ansiedade É Prejudicial

Quando A Ansiedade É Prejudicial Mas o que é Ansiedade? Uma sensação desagradável de apreensão quando o cérebro percebe que existem ameaças futuras, mas desconhecidas e incertas. O perigo pode vir, mas não veio. Geralmente acompanhada com pensamentos catastróficos e possíveis reações no organismo. Boa ou Ruim? A presença da ansiedade está sempre associada a uma sensação desagradável, embora sua manifestação possa ser benéfica para nossa sobrevivência e capacidade de adaptação em diversas situações. Quando A Ansiedade É Prejudicial?  Sensações Fortes e Angustiantes: Acontece quando os sentimentos associados a ansiedade tornam-se intensos e angustiantes, prejudicando o bem-estar emocional e físico. Sentimentos que podem incluir palpitações cardíacas, tremores, respiração rápida, sensação de sufocamento, entre outros sintomas físicos e emocionais que provocam desconforto intenso. Difícil de Controlar: Ansiedade prejudicial dificulta o controle dos pensamentos e emoções associados a ela. Todo esforço consciente para acalmar a mente e relaxar é inútil, persistindo sentimentos de ansiedade

Continue Lendo...

Compreenda A Complexidade Da Depressão

Compreenda A Complexidade Da Depressão É comum ouvir dizer que uma pessoa está deprimida ou com depressão ao se referir a alguém demonstrando tristeza acentuada. Depressão, o que realmente é? Faz parte dos Transtornos do Humor e é dividida em leve, moderada e grave. É caracterizada por vários sintomas possíveis como: Tristeza prolongada, com ou sem motivo, desesperança, falta de energia para atividades, desejo sexual diminuído ou ausente, sentimentos de culpa e inutilidade, perda de peso entre outros. Não é necessária a manifestação de todos os sintomas, mas a presença de mais de um, por mais de duas semanas é suficiente para o diagnóstico de Depressão. É possível ocorrer episódios depressivos durante a vida de qualquer pessoa e em qualquer momento, tanto em crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade. Frequentemente, por falta de informação, de recursos e até mesmo por vergonha, muitas pessoas sofrem por anos com Depressão sem qualquer

Continue Lendo...

A Epidemia Silenciosa

A Epidemia Silenciosa Ansiedade é uma reação do organismo diante de situações reais ou imaginárias que geram expectativas que representam algum perigo. A ansiedade é boa ou ruim? Depende, pois é necessária para nossa sobrevivência e adaptação diante de situações diversas. Se você ficar ansioso antes de um concurso e estudar mais, esta ansiedade provocou um efeito bom. Se a ansiedade é muito grande antes da prova dificultando sua concentração, provoca reações físicas desagradáveis como desconforto estomacal, dores de cabeça, tontura, dores musculares, entre outros, ou se “dá um branco” na hora da prova, esta ansiedade foi prejudicial e você pode estar sofrendo algum transtorno de ansiedade. Ansiedade e Medo Embora medo e ansiedade sejam emoções relacionadas e muitas vezes usadas como sinônimos, existem diferenças importantes entre elas. O medo é uma resposta emocional a uma ameaça real e iminente, que pode ser facilmente identificada. É uma reação natural e adaptativa que prepara o corpo para enfrentar

Continue Lendo...
Gostaria de saber mais!