Quando A Ansiedade É Prejudicial

Mas o que é Ansiedade? Uma sensação desagradável de apreensão quando o cérebro percebe que existem ameaças futuras, mas desconhecidas e incertas. O perigo pode vir, mas não veio. Geralmente acompanhada com pensamentos catastróficos e possíveis reações no organismo.

Boa ou Ruim?

A presença da ansiedade está sempre associada a uma sensação desagradável, embora sua manifestação possa ser benéfica para nossa sobrevivência e capacidade de adaptação em diversas situações.

Quando A Ansiedade É Prejudicial?

  •  Sensações Fortes e Angustiantes: Acontece quando os sentimentos associados a ansiedade tornam-se intensos e angustiantes, prejudicando o bem-estar emocional e físico. Sentimentos que podem incluir palpitações cardíacas, tremores, respiração rápida, sensação de sufocamento, entre outros sintomas físicos e emocionais que provocam desconforto intenso.

  • Difícil de Controlar: Ansiedade prejudicial dificulta o controle dos pensamentos e emoções associados a ela. Todo esforço consciente para acalmar a mente e relaxar é inútil, persistindo sentimentos de ansiedade e nervosismo, que interferem na capacidade de realizar normalmente as atividades do dia a dia.

  • É Muito Frequente: Sintomas excessivos de ansiedade é um indicativo de que está se tornando prejudicial. Se os sintomas são frequentes, mesmo em situações cotidianas e sem motivo aparente, podem interferir na qualidade de vida e na forma como a pessoa conduz sua vida.

  • Dificulta a Concentração e a Capacidade de Trabalho: A ansiedade prejudicial interfere no desempenho e produtividade no trabalho. Pensamentos ansiosos e preocupações, podem distrair uma pessoa, prejudicando a eficiência e produtividade, podendo gerar consequências negativas na vida profissional e pessoal.

  • Dificulta e até Impede os Relacionamentos Sociais: Preocupações excessivas sobre ser avaliado, torna difícil ou até impossível uma conexão saudável com outras pessoas. A restrição social afasta amigos, familiares e colegas, produzindo isolamento social e sentimento de solidão.

Persistindo os sintomas por mais de quinze dias, é recomendável procurar orientação profissional de um médico ou psicólogo. A avaliação e apoio adequados são essenciais para compreender e lidar com a situação, promovendo saúde mental e o bem-estar emocional.

Leia outros artigos

Dezembrite – Você já ouviu falar?​

Dezembrite – Você já ouviu falar?​ Dezembro é considerado o mês das celebrações, marcado por formaturas, confraternizações de final de ano, comemorações do natal e ano novo. Enquanto muitos aproveitam o período para festejar e rever pessoas o mês inteiro, outros, nem tanto, podendo inclusive ser motivo de sofrimento, ansiedade, tristeza, estresse e até depressão. O Que é a Dezembrite ou “Depressão de Fim de Ano”? Dezembrite ou “depressão de fim de ano”, é um termo utilizado para explicar um problema que atinge inúmeras pessoas por motivos diversos como a necessidade de maior exposição social, conviver com quem gostaria de evitar, “obrigatoriedade” de gastos fora do planejamento como contribuir para custear festas, presentes para amigo oculto, parentes e amigos. Pesa também para aumentar o sentimento de tristeza, a avaliação do que aconteceu no ano, do que não aconteceu, do que está para acontecer no próximo, lembrança das pessoas que partiram,

Continue Lendo...

Janeiro Branco

Janeiro Branco: Uma Campanha pela Saúde Mental O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização que destaca a importância de cuidar da saúde mental. Busca combater preconceitos, promover a divulgação de informações relevantes e incentivar a procura por profissionais da área, como psicólogos e psiquiatras. O nome “Janeiro Branco” é uma metáfora poderosa: representa uma folha de papel em branco que, simbolicamente, recebemos no início de cada ano. É um convite para escrevermos uma nova história, priorizando o bem-estar emocional e psicológico. Dezembrite: Não é exatamente uma doença ou transtorno psicológico. Pode ser comparada com o transtorno afetivo sazonal (TAS), um transtorno depressivo que ocorre em determinadas épocas do ano, geralmente nos meses do inverno.Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, a campanha rapidamente se espalhou por todo o Brasil e ganhou reconhecimento internacional. Seu sucesso é amplificado pelo apoio e engajamento de organizações e

Continue Lendo...
Gostaria de saber mais!