Técnica Pomodoro

Inventada pelo Italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80 do século passado, a Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que pode ser aplicado para diversas tarefas, seja nos estudos ou no trabalho. Utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em intervalos, tradicionalmente de 25 minutos, separados por pequenos intervalos. Esses intervalos são conhecidos como “pomodoros”, o plural inglês da palavra italiana pomodoro (tomate), em homenagem ao cronômetro de cozinha em formato de tomate que Cirillo usava quando era estudante universitário.

Quem Pode se Beneficiar

Muitas pessoas, em situações diferentes podem se beneficiar com a Técnica Pomodoro, como:

  • Estudantes que precisam de foco e produtividade enquanto estudam. Ao dividir o tempo em segmentos curtos de trabalho com intervalos regulares, terá maior sucesso em manter o foco e evitar a procrastinação.
  • Profissionais autônomos ou funcionários de empresas que trabalham em home office, encontrarão na Técnica Pomodoro uma estrutura de trabalho equilibrada com pausas promovendo uma gestão do tempo eficaz.
  • Mesmo quem trabalha em um escritório pode utilizar a Técnica Pomodoro para aumentar a produtividade ao lidar com tarefas que exigem maior concentração.
  • Desenvolvedores e programadores realizam tarefas que exigem foco intenso podem colher benefícios para evitar fadiga mental durante o trabalho utilizando a Técnica Pomodoro.
  • Qualquer pessoa que precisa vencer a procrastinação. Por possuir uma estrutura com divisões definidas de trabalho e intervalos, a Técnica Pomodoro é muito útil para superar a procrastinação.

Como Funciona

Você precisa de um cronômetro, não é obrigatório ter o formato de um tomate, papel e caneta ou bloco de notas do celular, ou computador para escrever as atividades a serem realizadas.


 O método considera que, para muitas pessoas, principalmente procrastinadoras, realizar pausas programadas produz melhora significativa na agilidade mental. Para praticar a Técnica Pomodoro siga as etapas:


 1.   Defina a tarefa na qual deseja trabalhar. Pode ser a leitura de um livro ou texto em particular ou ainda a produção de um texto para fins diversos;


2.   Programe o cronômetro para 25 minutos (o primeiro Pomodoro);


3.   Elimine ao máximo tudo que puder provocar distrações. Antes de iniciar a atividade, vá ao banheiro, beba água, desative as notificações do telefone, tablete ou computador, evite o acesso às mídias sociais ou consultar e-mail;


4.   Desenvolva a tarefa até o cronômetro tocar;


5.   Faça uma pausa de 5 minutos para relaxar e recarregar as energias. Levante, faça um exercício de alongamento ou relaxamento, tome um copo com água, coma uma fruta, responda alguma mensagem ou faça qualquer atividade que não esteja relacionada com o trabalho ou tarefa que está executando;


6.   Repita o processo mais três vezes (completando 4 pomodoros em 2 horas aproximadamente) e faça uma pausa maior, 15 à 30 minutos.

Anote as Interrupções

Durante a prática da Técnica Pomodoro, anote toda vez que sofrer alguma interrupção, que podem ser internas ou externas. As interrupções internas são aquelas cometidas por você mesmo, como pensar em algo, sentir fome, precisar ir ao banheiro, entre outras. As interrupções externas são provocadas por outras pessoas ou acontecimentos que atrapalham sua atividade, como alguém o chamar, notificações do celular entre outras. Anotando as interrupções, você poderá avaliar quais as situações que será realmente necessário para a atividade e descobrirá o que tira sua concentração e foco.

Vantagens

Ao utilizar a Técnica Pomodoro você poderá:

  • Diminuir a ansiedade durante a atividade;
  • Aumentar o foco e concentração reduzindo as interrupções;
  • Fica mais consciente de suas escolhas e decisões sobre as tarefas que deseja realizar;
  • Aumenta e mantém a motivação;
  • Mantém a determinação para atingir os objetivos;
  • Melhora os processos de trabalho ou estudo;
  • Mantém a motivação, mesmo diante de atividades complexas e entediantes.

Não existe almoço grátis

A técnica Pomodoro pode ser uma grande aliada para vencer a procrastinação e aumentar a produtividade ou tempo de estudo de qualidade. Mas você ainda precisará ter determinação e disciplina para colocar em prática a técnica e principalmente identificar e eliminar, sempre que possível, as situações que estão roubando seu tempo e produtividade.

leia outros artigos

Quando A Ansiedade É Prejudicial

Quando A Ansiedade É Prejudicial Mas o que é Ansiedade? Uma sensação desagradável de apreensão quando o cérebro percebe que existem ameaças futuras, mas desconhecidas e incertas. O perigo pode vir, mas não veio. Geralmente acompanhada com pensamentos catastróficos e possíveis reações no organismo. Boa ou Ruim? A presença da ansiedade está sempre associada a uma sensação desagradável, embora sua manifestação possa ser benéfica para nossa sobrevivência e capacidade de adaptação em diversas situações. Quando A Ansiedade É Prejudicial?  Sensações Fortes e Angustiantes: Acontece quando os sentimentos associados a ansiedade tornam-se intensos e angustiantes, prejudicando o bem-estar emocional e físico. Sentimentos que podem incluir palpitações cardíacas, tremores, respiração rápida, sensação de sufocamento, entre outros sintomas físicos e emocionais que provocam desconforto intenso. Difícil de Controlar: Ansiedade prejudicial dificulta o controle dos pensamentos e emoções associados a ela. Todo esforço consciente para acalmar a mente e relaxar é inútil, persistindo sentimentos de ansiedade

Continue Lendo...

Compreenda A Complexidade Da Depressão

Compreenda A Complexidade Da Depressão É comum ouvir dizer que uma pessoa está deprimida ou com depressão ao se referir a alguém demonstrando tristeza acentuada. Depressão, o que realmente é? Faz parte dos Transtornos do Humor e é dividida em leve, moderada e grave. É caracterizada por vários sintomas possíveis como: Tristeza prolongada, com ou sem motivo, desesperança, falta de energia para atividades, desejo sexual diminuído ou ausente, sentimentos de culpa e inutilidade, perda de peso entre outros. Não é necessária a manifestação de todos os sintomas, mas a presença de mais de um, por mais de duas semanas é suficiente para o diagnóstico de Depressão. É possível ocorrer episódios depressivos durante a vida de qualquer pessoa e em qualquer momento, tanto em crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade. Frequentemente, por falta de informação, de recursos e até mesmo por vergonha, muitas pessoas sofrem por anos com Depressão sem qualquer

Continue Lendo...

A Epidemia Silenciosa

A Epidemia Silenciosa Ansiedade é uma reação do organismo diante de situações reais ou imaginárias que geram expectativas que representam algum perigo. A ansiedade é boa ou ruim? Depende, pois é necessária para nossa sobrevivência e adaptação diante de situações diversas. Se você ficar ansioso antes de um concurso e estudar mais, esta ansiedade provocou um efeito bom. Se a ansiedade é muito grande antes da prova dificultando sua concentração, provoca reações físicas desagradáveis como desconforto estomacal, dores de cabeça, tontura, dores musculares, entre outros, ou se “dá um branco” na hora da prova, esta ansiedade foi prejudicial e você pode estar sofrendo algum transtorno de ansiedade. Ansiedade e Medo Embora medo e ansiedade sejam emoções relacionadas e muitas vezes usadas como sinônimos, existem diferenças importantes entre elas. O medo é uma resposta emocional a uma ameaça real e iminente, que pode ser facilmente identificada. É uma reação natural e adaptativa que prepara o corpo para enfrentar

Continue Lendo...
Gostaria de saber mais!