Você é Resiliente?

Tecnicamente, resiliência é a capacidade de corpos restaurarem sua forma original após serem deformados por causa de impactos sofridos. Em sentido figurado, representa a capacidade que indivíduos têm para suportar e se adaptar diante de mudanças e circunstâncias adversas, que geram algum tipo de sofrimento. Este sofrimento pode ser sentido pela própria pessoa como: perda de alguém querido, perda de emprego, instabilidade financeira, bullying, doenças, entre outras situações. Uma pessoa resiliente tem a capacidade de se recuperar e até crescer emocionalmente em momentos difíceis.

Inata ou desenvolvida?

Ainda não se sabe se algumas pessoas nascem com uma capacidade maior de resiliência do que outras ou se apenas as experiências contribuem para desenvolver a resiliência. Pessoas resilientes possuem algumas características que podem ser desenvolvidas por todos ao longo da vida:

Gratidão: Ser grato significa principalmente se satisfazer com o que tem e com suas conquistas. Quem espera conquistas futuras para ser feliz continua infeliz, mesmo após realizar.

Compaixão: Ver o outro como alguém tão necessitado de apoio e ajuda como a si mesmo.

Aceitação: É tolerar as situações adversas, entender que a vida é assim, que nem tudo será bom o tempo todo, mas com disposição para a ação.

Significado: Acreditar que o viver não é apenas passar o tempo, mas a possibilidade de ter experiências que contribuem para um mundo melhor.

Perdão: Significa dar uma segunda chance. Lembrar da ofensa e do ofensor, mas sem esperar reparação, mesmo quando acredito ter direitos.

Outras Atitudes Para Desenvolver a Resiliência

a. Seja otimista: É importante ter uma visão realista da vida, mas acreditando que uma realidade difícil não define a sua vida e pode ser mudada a qualquer momento;

b. Cuidado para não se sentir culpado por tudo que acontece: Não é saudável assumir culpa de outros, pois já é muito pesado ter que lidar com as próprias;

c. Valorize suas Conquistas: Muitas pessoas maximizam as qualidades de outros e minimizam as próprias;

d. Ajude o seu próximo: Pratique a compaixão e a empatia;

e. Crie uma rede de apoio: Tenha sempre em mente pessoas com quem pode contar, valorize e mantenha uma boa relação com elas;

f. Fuja do comodismo: Acredite em sua capacidade de superação, aja, faça o que estiver ao seu alcance para mudar;

g. Cuide do Estresse: O estresse é necessário para nossa sobrevivência, pois nos prepara para fuga ou luta. Em excesso é prejudicial e provoca doenças.

Para uma melhor saúde emocional é importante desenvolver sua resiliência, pois todos estamos sujeitos, em algum momento da vida, experimentar algum tipo de adversidade e quanto mais resiliente for, menor será seu prejuízo emocional.

leia outros artigos

Dezembrite – Você já ouviu falar?​

Dezembrite – Você já ouviu falar?​ Dezembro é considerado o mês das celebrações, marcado por formaturas, confraternizações de final de ano, comemorações do natal e ano novo. Enquanto muitos aproveitam o período para festejar e rever pessoas o mês inteiro, outros, nem tanto, podendo inclusive ser motivo de sofrimento, ansiedade, tristeza, estresse e até depressão. O Que é a Dezembrite ou “Depressão de Fim de Ano”? Dezembrite ou “depressão de fim de ano”, é um termo utilizado para explicar um problema que atinge inúmeras pessoas por motivos diversos como a necessidade de maior exposição social, conviver com quem gostaria de evitar, “obrigatoriedade” de gastos fora do planejamento como contribuir para custear festas, presentes para amigo oculto, parentes e amigos. Pesa também para aumentar o sentimento de tristeza, a avaliação do que aconteceu no ano, do que não aconteceu, do que está para acontecer no próximo, lembrança das pessoas que partiram,

Continue Lendo...

Janeiro Branco

Janeiro Branco: Uma Campanha pela Saúde Mental O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização que destaca a importância de cuidar da saúde mental. Busca combater preconceitos, promover a divulgação de informações relevantes e incentivar a procura por profissionais da área, como psicólogos e psiquiatras. O nome “Janeiro Branco” é uma metáfora poderosa: representa uma folha de papel em branco que, simbolicamente, recebemos no início de cada ano. É um convite para escrevermos uma nova história, priorizando o bem-estar emocional e psicológico. Dezembrite: Não é exatamente uma doença ou transtorno psicológico. Pode ser comparada com o transtorno afetivo sazonal (TAS), um transtorno depressivo que ocorre em determinadas épocas do ano, geralmente nos meses do inverno.Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, a campanha rapidamente se espalhou por todo o Brasil e ganhou reconhecimento internacional. Seu sucesso é amplificado pelo apoio e engajamento de organizações e

Continue Lendo...
Gostaria de saber mais!