Compreenda A Complexidade Da Depressão

É comum ouvir dizer que uma pessoa está deprimida ou com depressão ao se referir a alguém demonstrando tristeza acentuada.

Depressão, o que realmente é?

Faz parte dos Transtornos do Humor e é dividida em leve, moderada e grave. É caracterizada por vários sintomas possíveis como: Tristeza prolongada, com ou sem motivo, desesperança, falta de energia para atividades, desejo sexual diminuído ou ausente, sentimentos de culpa e inutilidade, perda de peso entre outros. Não é necessária a manifestação de todos os sintomas, mas a presença de mais de um, por mais de duas semanas é suficiente para o diagnóstico de Depressão. É possível ocorrer episódios depressivos durante a vida de qualquer pessoa e em qualquer momento, tanto em crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade. Frequentemente, por falta de informação, de recursos e até mesmo por vergonha, muitas pessoas sofrem por anos com Depressão sem qualquer tratamento ou com tratamentos inadequados.

Causas

Não existe uma resposta simples para a origem da depressão, pois sempre será necessário considerar que cada pessoa possui aspectos tanto fisiológicos como emocionais que possibilitam ou não o surgimento de uma depressão. Os motivos mais comuns estão associados ao uso de alguns medicamentos, hereditariedade, alterações hormonais ou experiências de vida.

Tratamento

O tratamento para a depressão envolve diversas frentes, as duas principais são o tratamento utilizando remédios que devem ser indicados por um médico com experiência no tratamento dos transtornos de humor e psicoterapia com psicólogo também com experiência no tratamento de depressão. A Terapia Cognitivo Comportamental, conhecida como TCC, se apresenta como um excelente recurso terapêutico, permitindo que muitos pacientes voltem a suas atividades habituais ganhando qualidade de vida.

Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitiva Comportamental compreende que um fator importante na origem e manutenção da depressão, envolve uma visão distorcida da realidade. Basicamente pensamentos distorcidos, produzem sentimentos distorcidos que geram comportamentos distorcidos. Através de técnicas e exercícios, o paciente aprende a ter uma visão mais adequada da realidade, corrigindo pensamentos distorcidos, elaborando novos e mais adequados pensamentos, deixando de enxergar apenas as falhas pessoais e aspectos negativos, aprendendo a lidar com os fracassos pessoais e valorizar as vitórias e suas próprias qualidades. As pesquisas mais modernas mostram um elevado índice de recuperação de pacientes que recebem o tratamento medicamentoso e sessões de TCC.

Outros Recursos Que Ajudam

Atividade física, alimentação equilibrada, envolvimento em atividades prazerosas, o saudável exercício da espiritualidade e até a luz do sol são alguns recursos entre tantos que podem ajudar na recuperação de um paciente com depressão.

Leia outros artigos

Dezembrite – Você já ouviu falar?​

Dezembrite – Você já ouviu falar?​ Dezembro é considerado o mês das celebrações, marcado por formaturas, confraternizações de final de ano, comemorações do natal e ano novo. Enquanto muitos aproveitam o período para festejar e rever pessoas o mês inteiro, outros, nem tanto, podendo inclusive ser motivo de sofrimento, ansiedade, tristeza, estresse e até depressão. O Que é a Dezembrite ou “Depressão de Fim de Ano”? Dezembrite ou “depressão de fim de ano”, é um termo utilizado para explicar um problema que atinge inúmeras pessoas por motivos diversos como a necessidade de maior exposição social, conviver com quem gostaria de evitar, “obrigatoriedade” de gastos fora do planejamento como contribuir para custear festas, presentes para amigo oculto, parentes e amigos. Pesa também para aumentar o sentimento de tristeza, a avaliação do que aconteceu no ano, do que não aconteceu, do que está para acontecer no próximo, lembrança das pessoas que partiram,

Continue Lendo...

Janeiro Branco

Janeiro Branco: Uma Campanha pela Saúde Mental O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização que destaca a importância de cuidar da saúde mental. Busca combater preconceitos, promover a divulgação de informações relevantes e incentivar a procura por profissionais da área, como psicólogos e psiquiatras. O nome “Janeiro Branco” é uma metáfora poderosa: representa uma folha de papel em branco que, simbolicamente, recebemos no início de cada ano. É um convite para escrevermos uma nova história, priorizando o bem-estar emocional e psicológico. Dezembrite: Não é exatamente uma doença ou transtorno psicológico. Pode ser comparada com o transtorno afetivo sazonal (TAS), um transtorno depressivo que ocorre em determinadas épocas do ano, geralmente nos meses do inverno.Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, a campanha rapidamente se espalhou por todo o Brasil e ganhou reconhecimento internacional. Seu sucesso é amplificado pelo apoio e engajamento de organizações e

Continue Lendo...
Gostaria de saber mais!