Por Que zebras não tem úlceras

Você sabia que zebras não tem úlceras? Já se fez esta pergunta? Provavelmente não, mas Robert Sapolsky, um neurocientista americano, após passar dez anos na África estudando a relação entre o impacto do estresse na morte dos neurônios em babuínos escreveu o livro chamado “Por Que Zebras Não Tem Úlceras” e também “Memórias de um Primata”.

Aprenda Com as Zebras

Geralmente, do meu jeito, uso a experiência relatada no livro de Robert Sapolsky para falar sobre o estresse e ansiedade usando o seguinte exemplo: Imaginemos um grupo de 100 zebras pastando calmamente na savana africana, quando de repente aparece seu predador natural, o leão, ou melhor, três leões, pois na maioria das vezes caçam em grupo e para ser mais preciso ainda, três leoas, pois nem sempre o rei da selva participa da caçada. Neste exemplo temos uma má e uma boa notícia para as zebras. A má notícia é que as leoas terão 100% de sucesso na caçada e a boa é que, diferente das donas de casa, leoa não estoca comida, assim apenas três zebras serão capturadas (nesta hora o leão e a prole entram em cena). As zebras sobreviventes fugiram para outro lugar e ai que se entende o motivo de não terem úlcera. Voltam a pastar tranquilamente, como se o leão não existisse. Não ficam preocupadas, não deixam uma zebra vigiando ou ficam imaginando maneiras de sobreviver ao próximo ataque, que convenhamos, pode nem acontecer, afinal quem garante que as leoas caçarão na área para onde fugiram? Se não decidiram variar o cardápio? Agora querem comer antílopes. E se as leoas realmente chegarem? Só neste momento as zebras poderão fazer alguma coisa. Fugir, enfrentar, vai que as leoas são mansas… Mas são atitudes que só funcionam depois que as leoas chegarem, antes, não tem nada que as zebras possam fazer a não ser comer sua grama calmamente, como se leoas não existissem.

Não Posso Prever Todos os Eventos

O que fazer no nosso dia a dia tão cheio de perigos e situações imprevistas? Seja mais superficial diz Robert Sapolsky: “Se você conseguir raciocinar científica e constantemente, conseguirá discernir se o que o está estressando é uma realidade, digamos, física ou apenas psicossocial. Se for física, pode se estressar. Se for psicossocial, esqueça.”

Quando Devo Me Precaver?

Na vida existem muitas situações que podemos nos precaver. Contribuir para o INSS ou para uma previdência privada significa que um dia não teremos forças para trabalhar e garantir o próprio sustento, assim nos antecipamos e fazemos uma poupança para quando este dia chegar, mas existem muitas situações na vida que constituem perigos reais, mas que não temos o que fazer antecipadamente para resolvê-los, apenas nos resta esperar o leão chegar.


Assim, toda vez que estiver preocupado por causa de algum evento futuro, que não tem como fazer algo a respeito, lembre-se: “DEIXA O LEÃO CHEGAR”.

leia outros artigos

Quando A Ansiedade É Prejudicial

Quando A Ansiedade É Prejudicial Mas o que é Ansiedade? Uma sensação desagradável de apreensão quando o cérebro percebe que existem ameaças futuras, mas desconhecidas e incertas. O perigo pode vir, mas não veio. Geralmente acompanhada com pensamentos catastróficos e possíveis reações no organismo. Boa ou Ruim? A presença da ansiedade está sempre associada a uma sensação desagradável, embora sua manifestação possa ser benéfica para nossa sobrevivência e capacidade de adaptação em diversas situações. Quando A Ansiedade É Prejudicial?  Sensações Fortes e Angustiantes: Acontece quando os sentimentos associados a ansiedade tornam-se intensos e angustiantes, prejudicando o bem-estar emocional e físico. Sentimentos que podem incluir palpitações cardíacas, tremores, respiração rápida, sensação de sufocamento, entre outros sintomas físicos e emocionais que provocam desconforto intenso. Difícil de Controlar: Ansiedade prejudicial dificulta o controle dos pensamentos e emoções associados a ela. Todo esforço consciente para acalmar a mente e relaxar é inútil, persistindo sentimentos de ansiedade

Continue Lendo...

Compreenda A Complexidade Da Depressão

Compreenda A Complexidade Da Depressão É comum ouvir dizer que uma pessoa está deprimida ou com depressão ao se referir a alguém demonstrando tristeza acentuada. Depressão, o que realmente é? Faz parte dos Transtornos do Humor e é dividida em leve, moderada e grave. É caracterizada por vários sintomas possíveis como: Tristeza prolongada, com ou sem motivo, desesperança, falta de energia para atividades, desejo sexual diminuído ou ausente, sentimentos de culpa e inutilidade, perda de peso entre outros. Não é necessária a manifestação de todos os sintomas, mas a presença de mais de um, por mais de duas semanas é suficiente para o diagnóstico de Depressão. É possível ocorrer episódios depressivos durante a vida de qualquer pessoa e em qualquer momento, tanto em crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade. Frequentemente, por falta de informação, de recursos e até mesmo por vergonha, muitas pessoas sofrem por anos com Depressão sem qualquer

Continue Lendo...

A Epidemia Silenciosa

A Epidemia Silenciosa Ansiedade é uma reação do organismo diante de situações reais ou imaginárias que geram expectativas que representam algum perigo. A ansiedade é boa ou ruim? Depende, pois é necessária para nossa sobrevivência e adaptação diante de situações diversas. Se você ficar ansioso antes de um concurso e estudar mais, esta ansiedade provocou um efeito bom. Se a ansiedade é muito grande antes da prova dificultando sua concentração, provoca reações físicas desagradáveis como desconforto estomacal, dores de cabeça, tontura, dores musculares, entre outros, ou se “dá um branco” na hora da prova, esta ansiedade foi prejudicial e você pode estar sofrendo algum transtorno de ansiedade. Ansiedade e Medo Embora medo e ansiedade sejam emoções relacionadas e muitas vezes usadas como sinônimos, existem diferenças importantes entre elas. O medo é uma resposta emocional a uma ameaça real e iminente, que pode ser facilmente identificada. É uma reação natural e adaptativa que prepara o corpo para enfrentar

Continue Lendo...
Gostaria de saber mais!